quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Zelador Richard está hospitalizado

Nosso zelador Richard está hospitalizado.
Está com cálculo ou pedra no rim.
Hoje pela manhã sentiu-se muito mal e, não aguentando a forte dor, acabou caindo, sendo amparado e conduzido ao hospital por seus tios Sueli e Lindomar.
Após exame minucioso por um médico que realizou uma ultrassonografia ficou constatado tratar-se de um cálculo ( pedra), presa no ureter.
A pedra renal é um material sólido que se forma no rim, proveniente de substâncias que são filtradas na urina. Podem ser pequenas como grãos de areia ou grandes como bolas de golfe, lisas ou cheia de pontas, e usualmente apresentam coloração amarela ou marrom.
A doença aparece mais entre os 30 e 50 anos, sendo que os homens apresentam uma maior incidência de pedras. Já entre os 18 a 25 anos, a incidência e´ a mesma entre homens e mulheres, e isto pode estar relacionado à opção por dietas tipo “fast-food” nesta faixa etária. Cinquenta por cento das pessoas que apresentam episódios recorrentes de pedras têm uma história familiar de litiase urinaria, e pessoas com esta história têm um risco 3 vezes maior de apresentar pedras. Pessoas sedentárias ou stressadas , assim como aquelas que ingerem uma dieta gordurosa.

Sintomas
Os sintomas dos cálculos urinários são os mais diversos. A pedra pode permanecer assintomática no rim por muitos anos, ou pode se soltar e descer pelo trato urinário. Uma pedra pequena pode ser eliminada sem causar muitos sintomas, mas as pedras maiores podem ficar presas no ureter, bexiga ou uretra, causando obstrução da urina , infecção e muita dor.
A apresentação clássica da pedra do rim é uma dor tipo cólica aguda e extremamente forte, geralmente iniciando na região lombar e irradiando para o abdomem e região inguinal . Quando a pedra desce para o ureter, a dor pode localizar-se no abdomem e irradiar para o testículo no homem e vulva na mulher. Já quando a pedra aproxima-se da bexiga, a dor pode localizar-se na ponta da uretra, e a pessoa apresenta os sintomas de cistite, como ardor a micção, sensação de querer urinar frequentemente e uma vontade urgente de passar urina. Além disso, podem surgir náuseas e vômitos, sangue na urina, e ainda febre e calafrios se houver infecção.
Que Deus proteja o Richard e alivie a sua dor.
Estamos todos torcendo para que seja rápida a sua recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.